quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O sobrevivente

Após a separação do Guns n’ Roses, Slash lançou seu primeiro CD solo, que tem como nome o seu próprio: “Slash’’. Assim como Santana fez, Slash também compôs várias músicas e convidou diversos intérpretes para gravá-las.

As músicas são bastante diversas, umas remetem à suas origens no Guns - Rock N’ Roll do mais puro estilo-, outras são baladas, há também faixas no estilo blues e outras mais pesadas como a segunda faixa “Crucify The Dead” feita e cantada pelo “madman” Ozzy Osbourne.

Slash, ao contrário de seu ex-companheiro Axl Rose, continuou criando grandes músicas, como as fabulosas “Ghost”, interpretada por Ian Astbury - do The  Cult- e por Izzy Stradlin - ex-Guns N’ Roses - e a última faixa do CD “We're All Gonna Die”, perfeita para a voz marcante de Iggy Pop e que dá o nome à turnê. Quando Slash esteve no programa Altas Horas, da Rede Globo, explicou que o nome era uma mensagem para que todos curtam o momento presente, aqui e agora, como diz o refrão da música:

We’re all gonna die,
So let’s get high
We’re all gonna die,
So let’s be nice.
I’m in the moon,
So let’s get improve
Be on the ground
And jump around ( jump around)

Tradução livre de André Almeida

Nós todos vamos morrer
Então vamos ficar doidos
Nós todos vamos morrer
Então vamos ser legais
Eu estou na lua
Então vamos melhorar
Fique no chão
E pule por aí (e pule por aí)

O guitarrista também fez a “Doctor Álibi”, interpretada pelo ícone Lemmy Kilmister (do MOTÖRHEAD) que empresta sua voz rouca para essa canção. Resultado: uma música totalmente Rock N´ Roll, com uma levada empolgante. Uma das mais legais do disco. Rock puro, simples e direto. Ligue o “repeat”.

Outro destaque: “Watch This”, com Dave Grohl (bateria – Foo Fighters, ex-Nirvana) e Duff McKagan (baixo – Loaded, Velvet Revolver, ex-Guns N’ Roses). Um fato curioso sobre essa música é que ela não foi planejada, foi um Jam Session improvisada, gravada e incluída na CD

Quando ouvi o CD pela primeira vez, fiquei aficionado, ouvi por três dias seguidos e me senti como se estivesse assistindo ao meu primeiro show de Rock. Na minha opinião,  este CD se tornará um clássico e sempre será ouvido.

Ficha técnica:

A versão avaliada é a que se pode chamar de standard. Sem algumas das faixas bônus lançadas em outras versões do CD. Encarte sem letras (só pra não dizer que não tem nada, há no encarte uma frase – isso mesmo – de cada canção) e com algumas fotos das gravações e de SLASH em seu estúdio particular.

Ano de lançamento 2010

Banda fixa:
Slash - guitarra
Chris Chaney - baixo
Josh Freese - bateria
Leonard Castro - percussão


Importado – Dik Hayd Records/EMI

Track List:
1. Ghost (Ian Astbury/Izzy Stradlin)
2. Crucify The Dead (Ozzy Osbourne)
3. Beautiful Dangerous (Fergie)
4. Back from Cali (Myles Kennedy)
5. Promise (Chris Cornell)
6. By The Sword (Andrew Stockdale)
7. Gotten (Adam Levine)
8. Doctor Alibi (Lemmy Kilmister)
9. Watch This (Dave Grohl/Duff McKagan)
10. I Hold On (Kid Rock)
11. Nothing To Say (M. Shadows)
12. Starlight (Myles Kennedy)
13. Saint Is A Sinner Too (Rocco DeLuca)
14.
We're All Gonna Die (Iggy Pop)

 André Almeida